La entrevista...

Malik Sidibé: fotógrafo
(Não consigo encontrar o fonte)

Você pode nos contar sobre sua infância?
Eu nasci a 300 km da capital. Eu era uma criança camponesa que criava animais. Porque de onde eu venho, eles dizem que se você criar animais você é um bom camponês, porque os animais fornecem adubo orgânico bom.
Assim, desde aproximadamente 1940, 1942, comecei a pastorear. A partir da idade de 5 ou 6 você pode conduzir os animais do rebanho. Eu era um pastor antes de tudo. Meu pai tinha um monte de ovelhas, ou melhor, a minha família tinha um monte de ovelhas. Uma vez que você tem 8 anos, você pode também pastorear o gado. Eu também cuidava do gado.
Depois do trabalho com animais, o próximo trabalho que você tem é o de trabalhar a terra. Passei dois anos fazendo esse trabalho, utilizando instrumentos tradicionais com o “daba”.
Depois disso, o que não foi exatamente uma escolha, embora isso seja uma responsabilidade do pai, as crianças tinham de ir à escola. Isso foi em 1944, 1945. Era obrigatório. Antes do recrutamento obrigatório da escolar, quando eu já tinha essa idade, meu pai me disse: “Um dia eu vou lhe mandar para a escola dos brancos”.
Nós, africanos, íamos para a escola dos brancos! Ele havia tomado a decisão, mas esperou 2 ou 3 anos. No ano em que o recrutamento estava ocorrendo, o chefe da aldeia, que era um parente do meu pai, reuniu todos da vila para decidir quais as famílias teriam que fornecer os alunos. Disseram a meu pai: “Você tem muitos filhos Você deve enviar um de seus meninos para a escola este ano.” Meu pai imediatamente me chamou e disse: “Chegou a hora. Você vai para a escolar; para a escola dos brancos…” E foi assim que aconteceu … Eu estava feliz com isso.
Que contato que você teve com o mundo exterior naquela época?
Não havia nenhum contato. Não sabíamos nada do mundo exterior. Estávamos fechados emu ma cápsula. Era como se o mundo terminasse alí. Nós nunca ouvíamos os jornais ou algo parecido. Talvez por causa do comércio de amendoim com o Senegal, ouvíamos mais sobre o Senegal e Gâmbia, mas era só isso. Nós realmente não sabíamos de nada.
Você quis desenhar quando era criança?
Minha mãe era uma decoradora de cabanas africanas, mas eram linhas retas e círculos pequenos, coisas assim. Quando eu fui para a escola, comecei a desenhar. Há um certo orgulho em imitar a natureza. Eu desenhei árvores, e até mesmo animais. Comecei com animais e árvores. Foram as primeiras coisas que vi. Eu acho que o desenho é algo inato no ser, no homem. Fora isso, eu não sabia nada de desenho. Mas eu não aprendi a desenhar com giz, mas com o carvão. Mais tarde eu tive que encontrar as superfícies que podiam ser marcadas com carvão.
Você teve acesso a livros?
Por volta de 1952 eu quis encontrar livros de arte sobre os grandes pintores e, no meu primeiro ano na escola, ganhei como prêmio dois livros sobre arte de grandes pintores. Eu não me lembro dos nomes. Havia um certo Delacroix, Eugène Delacroix. Foi-me dado esse prêmio porque eu era o melhor aluno em minha escola. Então, esses eram os tipos de livros que me deram.
Antes mesmo de iniciado o collegial, eu fazia desenhos para eventos oficiais como o Ano Novo e o Dia da Independência da França. Eu gostava de desenhar flores em pedaços de tecido, que as meninas então bordavam e embalavam para enviar aos oficiais e aos altos funcionários públicos coloniais.
Talvez seja assim que o Prefeito tenha me conhecido. Mesmo que eu nunca tenha assinado meu nome… Em 51, 52, ele mandou um guarda me achar. O guarda me encontrou numa noite e disse: “. O Prefeito precisa de você.”
Eu disse: “O que você quer dizer? O Prefeito precisa de um menino africano, mal vestido e que não usa sapatos? O que ele quer comigo?”
Para começar, eu estava um pouco nervoso. Afinal, eu disse, eu não tinha feito nada de errado, eu não tinha roubado nada.
Então eu peguei a coragem em minhas mãos e fui ver o Prefeito. Para minha grande surpresa, ele disse ao guarda para me dizer que ele queria me mandar para a Escola de Artífices do Sudão, na capital Bamako.
Como você chegou a Gérard Guillat e a seu estúdio?
O fotógrafo veio ver o diretor da escola. Havia um aluno que poderia decorar o seu estúdio? Novamente, como eu era o melhor aluno da escola, o diretor mandou-me para fazer a decoração.
Então, quando eu tinha feito a decoração, foi ele quem me pediu … Ele me viu com um pincel, então quando ele me perguntou se eu queria ser fotógrafo, eu não hesitei. Eu saltei para cima dela imediatamente, isto é, para a fotografia. Eu estava acostumado a trabalhar com fotos. Achava que a câmera era muito mais rápida que o pincel. Então eu me joguei inteiramente na fotografia e foi assim que eu me tornei um fotógrafo.

 Malik Sidibé. Man

Comentarios

Publicar un comentario

Entradas populares